Cirurgia Íntima
Por questões genéticas, alterações hormonais ou principalmente devido à gravidez, os genitais da mulher podem sofrer algumas alterações que interferem com a sua autoestima e que podem afetar a vida íntima do casal, como por exemplo uma hipertrofia de grandes e pequenos lábios. Dependendo da situação clínica, podemos recorrer a uma Labioplastia e/ou uma Vaginoplastia.
Labioplastia:
Os pequenos e grandes lábios variam de mulher para mulher, com diferentes tamanhos e formatos. Quando o aspeto não é o desejado ou o tamanho causa desconforto e interfere na vida sexual da paciente a solução passa por uma Labioplastia.
Através desta intervenção cirúrgica é possível reduzir, aumentar e remodelar os lábios vaginais quando são demasiado grandes (hipertrofia), caídos ou assimétricos. Além da componente estética, são muitas as mulheres que, devido a esta alteração da região genital, se queixam de irritação local por atrito, infeções vulvovaginais de repetição, incómodo e dor durante a prática de exercício físico e a atividade sexual.
A hipertrofia dos lábios vaginais pode acontecer de forma unilateral ou bilateral devido a, por exemplo:
No caso dos grandes lábios é possível modificar o seu tamanho e espessura com recurso a lipoaspiração (quando são demasiado volumosos) ou com preenchimento através de gordura da própria paciente (quando os lábios se apresentam sem volume e com flacidez)Quanto às cicatrizes, estas ficam ocultas pelos grandes lábios vaginais.
Vaginoplastia
A Vaginoplastia ou Colporrafia permite devolver firmeza, corrigir os defeitos das paredes vaginais e diminuir o diâmetro do canal vaginal.
A incisão é feita entre a entrada da vagina e do ânus (períneo) e impercetível ao fim de poucos dias.
- Anestesia: sedação ou anestesia geral
- Recuperação: 2 a 3 semanas
- Internamento: ambulatório
Tempo cirúrgico: 45 minutos
CUIDADOS PÓS-OPERATÓRIOS
- Suspender atividade sexual durante 4 semanas
- Evitar esforços
Conheça as histórias inspiradoras de sucesso dos nossos pacientes, que passaram por procedimentos cirúrgicos e transformaram as suas vidas de maneira significativa.
Perguntas frequentes
Devido à política de acompanhamento altamente personalizado que a nossa equipa oferece (24h/por dia), deverá permanecer em Portugal pelo período de 3 a 4 semanas, dependendo da cirurgia realizada.
A realização de exames (análises, raio-x, ecografias, entre outros) irá depender da intervenção cirúrgica a ser realizada.
Fundamentalmente, antes de qualquer procedimento cirúrgico é necessário adotar medidas universais como o controlo de doenças conhecidas, dieta equilibrada, manutenção de peso e interromper o consumo de tabaco. Os cuidados que se seguem serão personalizados e de acordo com a cirurgia a realizar.