Mentoplastia
Mentoplastia ou cirurgia do mento (queixo) é o procedimento cirúrgico que permite alterar a sua dimensão e/ou forma, com o objetivo de equilibrar e harmonizar o rosto.
A forma e dimensão do mento estão intimamente ligadas a características genéticas, no entanto, o mento pode sofrer alterações resultantes de traumatismos ou fraturas.
Esta cirurgia é indicada para o paciente que tenha:
• Um queixo pequeno e retraído;
• Irregularidades no queixo;
• Linha da mandíbula assimétrica e pouco definida;
• Nariz proeminente;
• Estrutura facial desequilibrada.
A Mentoplastia é muitas vezes associada a uma Rinoplastia. Nas consultas de avaliação, é frequente esta cirurgia ser recomendada a pacientes que apenas procuram a modificação do seu nariz (Rinoplastia), porque é a harmonia e o equilíbrio estético entre ambos que vai conferir ao rosto do paciente proporcionalidade – equilíbrio entre o nariz, os lábios e o queixo – e rejuvenescimento ideal.
Existem várias técnicas disponíveis para a correção desta deformidade, desde aplicação de fillers, a técnicas de lipoenxertia ou a colocação de implantes de mento.
TIPOS DE INCISÃO
Sem cicatrizes: Colocação de filler ou da própria gordura
Cicatriz interna: quando é necessário fazer um avanço do osso do próprio queixo e/ou colocação de implantes de mento. A incisão localiza-se dentro da boca, entre o lábio inferior e a gengiva, não sendo visível.
- Anestesia: local ou sedação
- Recuperação: 1 semana
- Internamento: Ambulatório
Tempo cirúrgico: 30 minutos
CUIDADOS PÓS-OPERATÓRIOS
- Dormir com a cabeça elevada
- Dieta líquida e fria nos primeiros 5 dias
Conheça as histórias inspiradoras de sucesso dos nossos pacientes, que passaram por procedimentos cirúrgicos e transformaram as suas vidas de maneira significativa.
Perguntas frequentes
Devido à política de acompanhamento altamente personalizado que a nossa equipa oferece (24h/por dia), deverá permanecer em Portugal pelo período de 3 a 4 semanas, dependendo da cirurgia realizada.
A realização de exames (análises, raio-x, ecografias, entre outros) irá depender da intervenção cirúrgica a ser realizada.
Fundamentalmente, antes de qualquer procedimento cirúrgico é necessário adotar medidas universais como o controlo de doenças conhecidas, dieta equilibrada, manutenção de peso e interromper o consumo de tabaco. Os cuidados que se seguem serão personalizados e de acordo com a cirurgia a realizar.