Rinoplastia
Através deste procedimento, o Cirurgião Plástico consegue, por exemplo, aumentar ou reduzir o tamanho do nariz, alterar a forma da ponta, estreitar a base das narinas, modificar o ângulo entre o nariz e o lábio e corrigir deformidades congénitas (presentes desde o momento do nascimento) ou adquiridas (como, por exemplo, traumatismos), tendo sempre em consideração a proporcionalidade do rosto.
Além da questão estética, a melhoria da função respiratória e da consequente qualidade de vida é também um dos principais motivos para a procura deste tipo de intervenção.
Situações clínicas frequentes em pacientes de Rinoplastia:
• Desvio do septo nasal;
• Traumatismos nasais;
• Obstrução das vias respiratórias;
• Dores de cabeça;
• Sinusite crónica;
• Pólipos nasais.
Técnicas:
Rinoplastia aberta: a incisão é feita na zona da columela (parte exterior entre as duas narinas). A estrutura nasal fica totalmente descoberta e exposta, o que permite ao cirurgião uma melhor visualização, avaliação e correção das deformidades existentes. A cicatriz será pouco percetível.
Rinoplastia fechada: as incisões serão no interior das narinas e é por esta via que o Cirurgião Plástico consegue aceder ao osso e à cartilagem. Através desta via não existe uma visualização tão direta das estruturas ósseas pelo que toda a avaliação feita durante a cirurgia é realizada através do toque do cirurgião. Tendo em conta que as incisões são internas, estas não serão visíveis.
- Anestesia: sedação ou anestesia geral
- Recuperação: 2 a 3 semanas
- Internamento: ambulatório ou 1 noite na clínica
Tempo cirúrgico: 2 horas e 30 minutos
CUIDADOS PÓS-OPERATÓRIOS
- Dormir com a cabeça elevada
- Evitar esforços durante o primeiro mês
Conheça as histórias inspiradoras de sucesso dos nossos pacientes, que passaram por procedimentos cirúrgicos e transformaram as suas vidas de maneira significativa.
Perguntas frequentes
Devido à política de acompanhamento altamente personalizado que a nossa equipa oferece (24h/por dia), deverá permanecer em Portugal pelo período de 3 a 4 semanas, dependendo da cirurgia realizada.
A realização de exames (análises, raio-x, ecografias, entre outros) irá depender da intervenção cirúrgica a ser realizada.
Fundamentalmente, antes de qualquer procedimento cirúrgico é necessário adotar medidas universais como o controlo de doenças conhecidas, dieta equilibrada, manutenção de peso e interromper o consumo de tabaco. Os cuidados que se seguem serão personalizados e de acordo com a cirurgia a realizar.